sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Apple anuncia dois novos MacBook Air

Jobs também apresenta a próxima versão do sistema operacional Mac OS X, chamado de Lion


A Apple lançou na última quarta-feira (20/10) o modelo de 11,6 polegadas do MacBook Air. Também foi anunciada uma atualização da antiga versão, de 13,6 polegadas. O CEO da empresa, Steve Jobs, apresentou, além dos novos laptops, a próxima versão do sistema operacional Mac OS X, chamado de Lion.


O mais recente laptop da empresa é um casamento entre o iPad e um notebook. Os dois modelos são similares na aparência, com design de alumínio e 0,68 polegada em seu ponto mais fino, o que é 0,11 polegada menor que o antigo. Nenhum exemplar possui um drive de disco rígido, mas os dois usam drives de estado sólido, que promovem capacidades instantâneas, performance mais rápida e vida mais longa da bateria. Ambos possuem teclado e vêm com processador Intel Core 2 Duo e gráficos Nvidia GeForce 320m.


No entanto, a versão menor é mais leve, enquanto o maior tem uma resolução LED melhor, uma vez que seu display tem 1440 x 900 pixels contra 1366 x 768 pixels.


Ambos os produtos já estão disponíveis, sendo que a menor versão tem preço inicial de US$ 999, com processador 1.4 GHz Core 2 Duo, 2 GB de memória RAM e 64 GB e armazenamento. O modelo maior custa a partir de US$ 1.299, com 1.86 GHz Core 2 Duo, 2 GB de memória e 128 GB de armazenamento.


Mac OS X Lion

Com o Lion, Jobs explicou que foram trazidos recursos do iPhone e iPad na nova versão do sistema operacional. Por exemplo: é possível ter acesso à Mac App Store, onde serão feitos downloads de aplicativos gratuitamente ou por uma taxa definida pelos desenvolvedores. A política de pagamento é a mesma que a companhia já adotava com outros dispositivos: desenvolvedores ficam com 70% da receita.


O lançamento do Lion ocorrerá em 2011, provavelmente no meio do ano, ao passo que a Mac App Store deve ser aberta em 90 dias. Aplicativos podem ser encaminhados por desenvolvedores em 30 dias.

Entre outras novidades, foi lançado o FaceTime para Mac beta, tornando possível ligações de vídeo entre MacBooks e iPhones.

Fonte: TechLider
Fotos: Apple

Nenhum comentário: